Ciência Sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Países
O Programa Ciência sem Fronteiras possui acordos e parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo. Este espaço visa facilitar o acesso às informações sobre chamadas disponíveis e sobre os parceiros em cada um dos países de destino.
Além disso, cabe salientar que esta página estará em constante atualização trazendo novas chamadas, novos acordos e parcerias, oferta de vagas, modalidades de bolsas disponíveis, informações de embaixadas e consulados, além de instituições de ensino e pesquisa de destaque.
País: Japão
Graduação: Nível Superior
Parceiro: JASSO
A Organização para Serviços Estudantis do Japão oferece um efetivo e eficiente serviço de suporte a programas de intercâmbio e de bolsas.
O website da JASSO contém informações sobre universidades e instituições de pesquisa que estão aptas a receber bolsistas para graduação sanduíche, doutorado sanduíche e doutorado pleno.
Segundo informações da Embaixada do Japão no Brasil, depois de aprovada a concessão da bolsa pela CAPES ou pelo CNPq, será necessário iniciar os trâmites para obtenção do visto e demais providências antes do embarque para o Japão em tempo hábil para o início das atividades.
Para outros parceiros, consulte as informações em cada país aqui.
Veja aqui a Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche no Japão.